Você-sabe-quem-são-os-influenciadores-digitais
Donos da bola quando o assunto é a social media, os influenciadores são pessoas que têm sido cada vez mais procuradas por empresas que buscam divulgar alguma marca dentro do mundo das redes sociais.
Mas onde eles vivem, do quê se alimen… digo, como podemos usar as suas expertises em nossas estratégias de marca? É o que veremos a seguir:

O que é um influenciador?

Sabe aquele cara ou aquela garota que sempre conseguia chamar todo mundo do colégio para a sua festa? Esse era um tipo de influenciador. Capazes de movimentar e, é claro, influenciar uma grande variedade de pessoas, os influenciadores digitais usam sua reputação em sites, blogs e redes sociais para alavancar produtos, serviços e eventos tanto na internet quanto no mundo real.
Mas como identificamos quem são e quais são os tipos de influenciadores das redes sociais capazes de expressar o posicionamento da sua marca?

Os tipos de influenciadores que existem na web

Descobrir qual tipo de influenciador você precisa para alguma campanha online é um primeiro passo. Apesar de terem o poder de falar com uma infinidade de usuários, cada influenciador tem uma pegada diferente na web.
Segundo a ferramenta Traackr (vamos falar dela daqui a pouquinho), existem pelo menos 10 tipos de influenciadores no mundo digital. São eles:
A celebridade;
A autoridade;
O conector;
Aquele que o nome é uma espécie de marca;
O analista;
O ativista;
O expert;
O insider;
O disruptivo;
O jornalista.
Saber usar as informações e conhecimentos de cada um deles a favor da sua marca é que é o pulo do gato.

Identificando os influenciadores digitais

Encontrar os grandes influenciadores nacionais (como o youtuber Felipe Neto, Cauê Moura, o pessoal do Jovem Nerd ou qualquer ator do Porta dos Fundos) costuma ser algo relativamente fácil, uma vez que todo mundo conhece esses sujeitos. No entanto, achar aqueles que são especialistas em algum assunto já não é uma tarefa tão simples. Mas nada que uma ferramenta da web não possa ajudar.
Dentre os aplicativos de métricas de influência social, alguns que podemos destacar por aqui são:
Cruzando informações como número de seguidores, quantidade de comentários e quantidade de posts em redes sociais, esses aplicativos entregam quais são as pessoas mais influentes em determinada rede ou assunto na web, facilitando bastante a vida de quem precisa descobrir esse tipo de informação por aí. Além disso, aproveite também a boa e velha busca do Google para ajudar nessa escavação virtual atrás de grandes nomes.

Como eles podem ajudar a valorizar uma marca?

Justamente por serem influenciadores de milhares (ou até milhões) de pessoas, esses profissionais conseguem adicionar ainda mais valor a uma marca — usando sua reputação digital para isso. No entanto, tudo depende também de saber com que forma ele passará a mensagem para o seu público, por isso, é sempre importante ter um roteiro pré-definido ou analisado antes de se produzir qualquer tipo de conteúdo com influenciadores.
Capazes de deixar qualquer Maomé de queixo caído, os influenciadores digitais são capazes de mover verdadeiras montanhas de seguidores através da web, contra ou a favor das marcas. Portanto, nada melhor do que ter alguém dessa turma do seu lado, não é mesmo?
E você, tem alguma dúvida ou opinião sobre o tema? Deixe um comentário para a gente e aproveite para saber como investir na proposta de valor de sua marca para fazê-la crescer. Confira!