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Manter o tom de voz é importante para transmitir a mensagem. Isso também é verdade no Branding. Este é o conjunto de planos e ações feitos para aumentar o reconhecimento da sua marca. Nele, lidar sempre com o mesmo tom é fundamental para ajudar a construir uma imagem.


Vamos ver porque isso é importante.


O que é o Tom de Voz de uma marca?


Esta é a maneira como a sua empresa vai se comunicar com os clientes e transmitir o conteúdo da sua missão, visão e valores. Essa escolha é essencial, pois ela vai ter contato direto com o cliente. Por isso, para reforçar a marca, ela precisa estar alinhada com todos os outros aspectos que compõem a identidade.


Um deles é a personalidade. Essa característica responde a duas perguntas fundamentais que ajudam a entender quem é o seu negócio. Qual é a sua missão? E quais são as características dos produtos, serviços e funcionários?


Para conseguir responder essas perguntas e construir um tom de voz, o primeiro passo é entender a sua Persona. Essa ferramenta é um personagem fictício que representa o seu público alvo. Ela é feita através da combinação de muita pesquisa com um pouco de imaginação. Isso é importante para ajudar a entender como ela gostaria de ser tratada. Por exemplo, um profissional mais sério e mais velho talvez não esteja tão aberto a uma comunicação descontraída quanto um público mais jovem.


Esse mesmo conceito se aplica à personalidade da própria empresa. Por exemplo, se um grupo de amigos se junta para abrir uma hamburgueria, um tom descontraído é bem mais cabível do que em uma empresa de advocacia que lida com casos de alto perfil. Por isso, é fundamental escolher o tom de voz de acordo com a identidade.


Uma observação importante é não ir atrás do que, teoricamente, faz sucesso. Isso porque não existe fórmula mágica e assim como nas relações entre pessoas, o único jeito de conquistar é sendo você mesmo. Decida no que você e sua equipe são bons e se sentem confortáveis e invista nisso.


Por exemplo, sua marca não tem nada a ver com futebol, mas é apaixonada pelo esporte, use um discurso mais descontraído e invista em referências. O único cuidado é não fugir muito das características da sua persona.


Aplicando o Tom de Voz


A aplicação desse tom voz deve se dar em, praticamente, todos os aspectos do negócio. Desde os anúncios e os conteúdos produzidos, que têm ligação direta com a comunicação da marca, até pequenas situações como para avisar que o carrinho está vazio ou que um produto está em falta. Cada pequeno detalhe ajuda a compor a imagem.


Outro detalhe importante é fazer pequenos ajustes no tom de voz de acordo com o meio. Os artigos e ebooks, por exemplo, são um conteúdo um pouco mais sério e didático, por isso pode ser necessário manter um tom um pouco mais tranquilo, afinal o cliente está ali para aprender. Por outro lado, nas redes sociais, existe uma liberdade maior.


O tom de voz é fundamental para ajudar a transmitir a mensagem e reforçar a identidade da sua empresa. Invista na sua.