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O logotipo é a assinatura da marca. É por meio dela que os clientes reconhecerão seu produto/marca/empresa e é ele quem irá traduzir sua personalidade e gerar identificação com o seu público. Por isso, um logo bem produzido pode fazer com que o seu produto se destaque dentre tantos outros existentes no mercado. Mercado esse que é extremamente concorrido e, por isso, todo cuidado é pouco! Uma boa identidade visual transmite confiabilidade e profissionalismo, contribuindo para o sucesso da marca. E não tenha dúvidas, essa é a porta de entrada para novos clientes.


Pensando nisso, o designer inglês Joe Harrison, pensou em uma solução: criar logotipos responsivos. Mas o que seria isso? A palavra ?responsivo? vem sendo muito utilizada por designers e programadores há décadas e significa a adaptação de um layout para diferentes telas e sistemas, proporcionando as melhores experiências aos usuários/consumidores.


Dessa forma, o que Harrison propõe é que os elementos que compõem os logotipos sejam adaptados automaticamente à largura da tela na qual ele está sendo visualizado, sem sofrer alterações ou cortes, mantendo a qualidade da imagem.


O conceito é simples: A ideia surgiu da necessidade de adaptação das marcas ao meio digital; com tantas novidades tecnológicas e diferentes dispositivos, é necessário adaptar a forma de produzir conteúdo e em alguns casos, redesenhar sua marca.


Os logotipos responsivos preveem essa necessidade, pois são altamente duráveis, devido à sua flexibilidade e funcionalidade. Em uma era minimalista e objetiva, essa ideia aparece como uma solução simples e muito eficaz. Essa variação permite, também, maior engajamento e reconhecimento da marca, já que quanto mais simples o símbolo, mais rápida é a leitura e mais rápido a memorização da imagem acontece.


No entanto, esse ainda é um tema bastante discutido. Alguns profissionais de design afirmam que não existe nenhuma inovação nisso, sendo que essa é apenas uma nomenclatura diferente para uma técnica utilizada há anos pelos profissionais. Mas, ninguém pode negar sua efetividade e quando se trata de branding, é uma técnica que deve ser levada em consideração sempre que uma nova marca for criada ou repaginada, afinal, independentemente do meio em que está sendo veiculada, é fundamental que a marca seja reconhecida facilmente. O público precisa olhar e saber do que se trata. Além disso, existe a questão estética, já que os logotipos responsivos trazem um visual limpo, o que conta muito na hora de identificar a mensagem que está sendo transmitida.


Confira algumas empresas que já aderiram ao logotipo responsivo:


Google: Em 2015, após algumas adaptações, as cores da empresa foram incorporadas à letra ?G?. Uma versão compacta do logo que pode ser adaptada aos mais diversos contextos.


Mastercard: Após algumas adaptações, a empresa manteve suas cores vermelho e laranja, porém de forma mais delicada, sem as sombras e serigrafia, tornando a marca leve, adaptável e sem perder a identidade.


Skype: A rede social também desenvolveu um ?S? animado que se adapta às mais diversas plataformas.


Netflix: Em junho de 2016, a empresa adaptou seu logotipo e passou a utilizar apenas o ?N? nas cores da empresa, em diversas plataformas, como o aplicativo para celular.


Nike: Dispensa apresentações, mas quem não conhece o famosos Swoosh? O símbolo apresenta a marca de forma reduzida, mas é facilmente identificada pelo público.


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