Hoje temos mais informações estratégicas sobre aprimoramento de marcas. E é possível encontrá-las na internet gratuitamente. Mas mesmo assim poucas pessoas conhecem a fundo conceitos tão importantes como Branding. Devido ao resultado que proporciona, é curioso que ainda foquem pouco nele. Esse artigo irá lhe mostrar por que o Branding é importante.

O QUE É BRANDING?

Branding é um termo derivado da palavra “brand”, que é marca em inglês. Quando uma empresa trabalha seu branding, ela está utilizando estratégias que vão enriquecer e valorizar sua marca. Mas aí você se pergunta “é só isso?”. Na verdade não. O objetivo do branding é fazer com que a marca não seja apenas reconhecida, mas tenha uma atmosfera envolvente.

Walter Landor, profissional renomado do branding, afirma que “produtos são feitos nas fábricas, mas marcas são construídas na mente”. Isso explica, de maneira clara, qual é o objetivo do branding. É direcionar a criação da marca para a mente do consumidor. Mas não só dele. Falaremos mais sobre isso a seguir.

ONDE ESTÁ O FOCO DO BRANDING?

O aspecto mais importante do branding é a imagem que sua marca tem no lado “exterior” da empresa. Não se trata apenas da forma com a qual o consumidor vê sua marca. É o que todos dizem sobre ela. Todos estão envolvidos: o consumidor direto e indireto, os funcionários, os acionistas, os parceiros e até os fornecedores. Você quer que todos olhem para sua marca e sejam atraídos por ela. Esse é um branding bem feito.

O sistema de comunicação da sua empresa deve deixar claro por que sua marca importa. É um tipo de comunicação que visa muito mais atrair os olhares do que ir atrás dos potenciais consumidores, parceiros, acionistas, colaboradores etc. Se o objetivo for atendido, seu produto passa a ser mais valorizado, e por isso você pode cobrar mais por ele. Além disso, você recebe mais investimento, consegue parceiros melhores e até contrata funcionários mais capacitados.

CASE DE SUCESSO

Entre os diversos exemplos de estratégias de branding que deram certo, uma em particular ilustra perfeitamente o que queremos aqui. A Unilever é um grupo que possui diversas marcas que você conhece. Eles usavam o mesmo logo desde sua fundação, em 1930. Era um “U” moderno, que simbolizava a união e a atualidade da marca. Em 2005, a empresa resolveu mudar. O novo logo passou ser mais leve. O U foi mantido, mas agora com desenhos que remetem à natureza.

Essa mudança simples ajudou numa mudança incrível. Junto com ela vieram muitas estratégias de branding. Se no momento da mudança o reconhecimento da marca era de 7%, após a mudança, em 2016, passou a ser 73% segundo pesquisas da própria Unilever. E o resultado também apareceu no faturamento. Em 2005 o lucro era de 9,5 bilhões, e em 2016 passou a ser de 11,9 bilhões.

O sucesso aconteceu porque a Unilever conseguiu criar uma atmosfera fascinante sobre sua marca. Isso envolveu não apenas as pessoas que entraram em contato com ela, mas também todos os que fazem parte dela. E esse é o nosso objetivo no branding.