O marketing digital e as mídias online estão se tornando cada vez mais fortes no mundo dos negócios, independentemente do segmento. E as redes sociais estão entre as principais responsáveis para expansão desse mercado.
Dentro do universo das mídias sociais para negócios, o Instagram vem sendo a de maior destaque nos últimos anos, principalmente no que diz respeito ao branding.

Considerado a rede social do momento, o Instagram revolucionou a forma das empresas divulgarem seus produtos, serviços e suas marcas, alcançando um número muito maior de pessoas e aumentando o engajamento do público.

O Instagram como estratégia de divulgação da sua marca

É óbvio que as principais estratégias para atrair o público através dessa rede social são as fotos. Porém, não basta postar fotos dos seus produtos para divulgar sua marca. É necessário saber como utilizá-las para promover maior engajamento dos seus seguidores. Para saber como fazer isso, veja as dicas que daremos a seguir.

Faça uso correto das hashtags

As hashtags são ótimas estratégias para seu perfil ser encontrado mais facilmente pelos usuários. Em cada foto é possível postar até 30 hashtags, o que te ajuda a ter 30 chances de ser encontrado nas buscas de alguém.
Mas atenção: use as hashtags que realmente tenham relação com o seu negócio. Faça uma pesquisa sobre as palavras-chave que mais estão sendo buscadas na internet voltadas para o seu segmento e utilize-as com a hashtag.

Promova concursos com imagens

Outra estratégia que também gera muito engajamento no Instagram são os concursos. Escolha uma imagem do seu produto e promova-a como sendo a foto oficial do concurso. Peça para seus seguidores marcarem 4 ou 5 amigos(as) nos comentários, curtirem a foto oficial e postar uma foto divertida e escrever porque merece ganhar.

Quem fizer isso estará participando automaticamente do concurso e poderá ganhar algum produto ou serviço caso seja escolhido. Por exemplo, se você tem um salão de beleza, você pode ofertar um serviço de mechas mais uma hidratação para a foto mais criativa. Essa estratégia atrai muitos leads e aumenta o número de seguidores de forma significativa.

Interaja com seus seguidores

Os fãs da sua marca querem ser vistos por você. Por isso é importante que você use o Instagram para interagir com eles de alguma forma.

Tire alguns minutos do seu dia para responder e curtir alguns comentários nas suas postagens; responder os seus seguidores quando enviarem um direct; curtir algumas fotos deles e fazer um repost quando eles postarem alguma foto com seu produto ou mencionando a sua marca.

Os stories e os vídeos ao vivo também são excelentes formas de interagir com o púbico e gerar muito engajamento. Os usuários adoram esse tipo de publicação e é uma forma de estarem mais próximos da sua marca.

Os números não mentem

No primeiro semestre de 2017 o Instagram já tinha alcançado a marca de 700 milhões de usuários por mês e o seu grau de engajamento é 15 vezes maior do que no Facebook. Além disso, mais de 70% das empresas utilizam o Instagram como ferramenta para alavancar seus negócios e divulgar suas marcas.

Deu para entender o que esse aplicativo pode fazer pelo seu branding? Siga essas dicas e veja quais serão seus resultados dentro de algumas semanas.