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Os clientes são o que há de mais importante para uma marca. Através deles ela se mantém no mercado, prospera, garante anos de vida útil e, ainda, pode se tornar inesquecível na lembrança de muitos. Em momentos difíceis, ou em que é preciso pensar em ações de marketing e no branding eficiente para minimizar ao máximo possíveis impactos produzidos por fatores diversos, a gestão da crise se utiliza de estratégias que se tornam experiências para outras marcas em caso de sucesso.


Várias são as maneiras que uma marca se utiliza para conquistar clientes, melhorar o seu relacionamento com os que já existem e, ainda, torná-los fiéis. Promoções estão entre estas ações de marketing feitas pelo branding, bem como eventos direcionados, mudanças nas embalagens (deixando-as mais atrativas, mais fáceis de serem usada, recicláveis/retornáveis, etc). E, não menos importante: atendimento através de redes sociais. As redes sociais se tornaram plataformas de grande utilidade não apenas para melhorar o relacionamento, mas também para conhecer o público alvo e o que ele realmente deseja.


Além disso, algumas empresas conseguem se destacar no mercado promovendo ações de marketing que fazem tanto sucesso que se tornam inspiração para outras tantas companhias espalhadas pelo mundo. Um dos maiores exemplos disso foi a ação publicitária da Coca-Cola chamada ?Bebendo uma Coca-Cola com?. Nesta campanha, a empresa colocou em suas embalagens mais de 600 nomes, e também apelidos, fazendo com que as pessoas procurassem pelos seus, de seus amigos e familiares, aumentando a fidelidade e a conexão com a marca. Desta maneira, os consumidores não apenas compravam o produto, mas compartilharam seus ?achados? nas redes sociais.


Outra empresa que conseguiu ter sua marca reconhecida mundialmente através da estratégia de branding foi a Red Bull. A companhia apostou no marketing de conteúdo desenvolvendo material correto e fazendo com que ele fosse encaminhado para seu devido público alvo nas redes sociais. A Red Bull utiliza, principalmente, o Twitter, o Instagram, o Facebook e o YouTube para divulgar seu material, ditando um estilo de vida e identificando aqueles que seriam os seus consumidores. Apesar de ter consumidores bastante definidos, é difícil encontrar alguém que não conhece ou nunca tenha ouvido falar da marca Red Bull, por mais que não use seus produtos.


A Apple, uma das gigantes das tecnologias, também aposta no marketing para a venda de seus produtos, e faz isso através da identificação de seus clientes. A estratégia dá certo, haja vista as filas que se formam nas lojas da empresa quando estão prestes a lançar um novo item da marca. A campanha ?Mac vs. PC? é a mais emblemática da companhia, deixando claro quais são suas intenções. Nesta campanha, a Apple distinguiu quem eram os consumidores de sua marca de quem usava PCs, sendo estes pessoas ultrapassadas e aqueles usuários descolados e ousados. A Apple possui clientes fidelizados por todos os cantos do mundo que não trocam a marca por nenhuma outra, sempre motivados a comprar novos produtos.


Para finalizar, a empresa que ficou em primeiro lugar, entre mais de 1500 marcas, na pesquisa da RP Cohn & Wolf sobre as companhias que transmitem imagem de respeito e confiança. Esta empresa é a Disney, que fideliza clientes todos os anos, desde 1923, através do marketing de relacionamento e apostando no corporativismo. Com isso, a Disney avalia que o sucesso de uma marca é gerado por meio das experiências exclusivas e únicas que ela proporciona para seus clientes, pensando em todos os detalhes para que suas ações, serviços e produtos se eternizem na memória dos consumidores.