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O Branding faz uso de uma série de ferramentas e metodologias para poder ser cada vez mais efetivo. Isso significa identificar e empregar formatos que possam difundir e fortalecer a mensagem da sua marca. Uma dessas ferramentas é o storytelling.
No post de hoje vamos explicar o que é esse método e te ensinar a utilizá-lo para conquistar cada vez mais clientes.

Aprenda o que é storytelling

O storytelling nada mais é do que contar uma história para o público — mas não qualquer uma. Na verdade, a narrativa tem que vir ao encontro do propósito e posicionamento da sua marca, fortalecendo os esforços atuais de marketing.
A partir dela você conseguirá estabelecer e fortalecer laços entre consumidor e sua marca. Os estímulos emocionais serão fundamentais nesse processo.

Identifique histórias para contar

A questão reside justamente na escolha do material para o storytelling. Antes de pensar em algo engraçado ou emocional, o foco principal deve estar no posicionamento da sua marca no mercado, estabelecendo objetivos claros para essa ação específica.
Para saber qual é a história mais interessante e eficiente, é preciso entender o seu público e saber o que ele deseja. Aqui entra a importância da empatia — colocar-se no lugar do outro — e do conhecimento do perfil e hábitos dos clientes.

Desenvolva uma abordagem convincente

Após definir os objetivos do storytelling e encontrar as melhores histórias para serem contadas, é preciso desenhar a apresentação para o cliente. Foque em traduzir os objetivos da campanha e defina o que será contado.
Lembre-se de selecionar os pontos de contato que serão utilizados — audiovisual, textos, jingles — e qual linguagem será utilizada. Preste especial atenção ao estilo de fala. Ele será determinante para o reconhecimento do público na história. Um cliente identificado abraçará personagens, ideias e, claro, histórias.
Nesse momento, vale a pena apontar números que comprovem a importância do storytelling dentro do mercado, bem como cases que revelam sua eficácia na área de negócios similares ao seu.

Utilize o storytelling da maneira correta

O storytelling funcionará apenas quando aplicado de forma constante e com qualidade, junto a outras campanhas e ações de marketing que fortaleçam as mesmas ideias. Sozinho, ele pode até ser abraçado por parte do público, mas deixará uma sensação de incompletude.
Invista em histórias que ajudem a construir e fortalecer a ideia da marca, mas sem forçá-la como peça de publicidade. O importante é atrair os clientes e evitar ações e campanhas óbvias. Seja efetivo e conquiste pela sutileza e atenção aos detalhes.
E não se esqueça: se você não sabe muito bem por onde começar o storytelling, a sua marca é a sua melhor aliada. Busque dentro da sua história, da experiência no mercado e da relação com consumidores o que é relevante e cativante. Não importa sua área de negócios, pratique o emotional branding e outras ferramentas que fortaleçam a relação com seu consumidor.
E agora, já está pronto para colocar o storytelling em prática na sua empresa? Ainda têm dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário! Estamos sempre prontos para ajudá-lo a conquistar o sucesso!