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O Facebook deve passar por uma nova mudança no seu algoritmo. Há pouco tempo, o site refinou o seu algoritmo para focar em publicações de amigos e familiares. Essa mudança, apesar de não ter impacto direto, afetou também as marcas. O que deve estar por vir pode ter um impacto ainda maior, já que o novo teste teve como foco as páginas de marcas. Vamos ver o que pode ser o novo algoritmo de ranqueamento e como ele pode afetar a sua marca.


O novo sistema de ranqueamento


Foi reportado pelo site Social Media Today, que o Facebook está procurando fazer mudanças no seu algoritmo de ranqueamento de páginas. A nova fórmula substituiria o sistema atual, baseado simplesmente no feedback do usuário, que dá uma nota de no máximo 5 estrelas.


O novo sistema, que vai de 0 a 10, leva em consideração diversos outros fatores, além do feedback, que se mantém. Resenhas e recomendações que são compartilhadas pelos usuários são uma forma de melhorar esse resultado. Essas terão um peso muito grande e especialmente recomendações novas irão contribuir muito para o aumento da nota.


Com esse sistema, o Facebook espera tornar ainda mais fácil para o usuário encontrar negócios de qualidade, por isso um foco tão grande nas recomendações. Outros pontos importantes, como demora na resposta ao usuário e satisfação de acordo com a mensagem, por exemplo, ajudam a medir o ?sentimento? do usuário em relação à página e ao negócio, que também irá fazer parte do valor final.


Os objetivos da aplicação são relativamente claros. Em primeiro lugar, não saber exatamente o que tem maior impacto nas notas podem torná-las um pouco mais difícil de manipular artificialmente. Isso significa que avaliações artificiais serão mais fáceis de ser percebidas, diminuindo o seu impacto na nota.


Mas essa é uma via de mão dupla e também beneficia as empresas. Seriam, em grande parte, eliminados grupos de falsas críticas feitas por grupos organizados em páginas de marcas. Tudo isso contribui para ter uma nota mais orgânica.


Como isso afeta a sua marca?


No final das contas, essa é uma boa mudança para as empresas. Esse sistema é mais justo e mais difícil de manipular, positiva ou negativamente, o que traz mais peso para a nota, fazendo com que o trabalho no Facebook tenha mais impacto garantido na reputação.


Por isso, o comportamento da marca na rede vai ser ainda mais importante. Fica claro que o Facebook quer ser um meio de comunicação ainda maior. Por isso a ênfase no tempo de resposta, que é algo também muito bom para o usuário. Trabalhar nisso, então, significa melhorar muito a percepção da sua marca, para todos os envolvidos.


Fazer com que o maior número de pessoas poste sobre o seu negócio é uma forma positiva também é uma maneira de melhorar a sua presença na rede. Isso significa o incentivo de fazer posts ainda mais criativos e que promovam uma boa interação entre você e os usuários.


O Facebook quer deixar para trás dados baseados simplesmente nos usuários, tomando diversas medidas para determinar a reputação ideal de uma página. Soluções antigas como pagar por likes, ou pedir curtidas dos amigos podem perder muito o valor. Por isso, aposte na interação com o usuário e procure ao máximo recomendações orgânicas.