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Você já ouviu falar em comunidade de marca? O surgimento das redes sociais possibilitou que as pessoas se reúnam em comunidades de interesses em comum ? incluindo a comunidade de marca, em que o consumidor fala suas opiniões e experiências a respeito de uma marca. Hoje as pessoas usam determinadas marcas como forma de reforçar sua identidade, seu estilo e seus ideais.


As empresas correram para garantir sua presença no mundo digital, mas muita gente ainda não entendeu que não basta estar presente nas redes sociais. Ter uma grande quantidade de seguidores não quer dizer nada se você não consegue criar engajamento e fazer com que o público interaja com você.


Canal de relacionamento


É nesse ponto em que entra a importância da construção de uma comunidade em torno da marca, que possa fortalecer e impulsionar o seu negócio. Mas como conseguir isso? Utilizando as redes como um canal de comunicação e relacionamento com os clientes, possibilitando que os consumidores troquem experiências e informações entre si e com a própria marca.


A marca precisa saber o que o público está falando dela e fazer parte desse diálogo para poder entender como é vista pelos consumidores, quais são as suas expectativas, reclamações e interesses. Com isso, a empresa pode traçar um plano para explorar esses pontos e engajar as pessoas, por isso a comunidade de marca é tão importante.


A estratégia de conteúdo de marca precisa levar aos clientes informações do seu interesse, que eduquem o público a respeito da marca, dos produtos ou serviços, que ajudem o consumidor a aprender e também a solucionar problemas.


Os conteúdos precisam ser relevantes para o seu público, fazendo com que ele dê sua opinião, marque os amigos e compartilhe. O engajamento é um sinal de que o consumidor vê a sua marca como autoridade no assunto. Neste momento a contratação de um consultor de marca ou até mesmo uma agência de branding pode ajudar bastante.