Você já parou para pensar no quanto vale a reputação de sua marca? Acredite, ela é mais importante do que você pode imaginar. Um bom branding para a sua empresa representa mais oportunidades de venda, além de mais facilidades e melhores condições na hora de negociar com fornecedores, investidores e sócios.

Se você deseja construir uma boa reputação para a sua empresa, fique atento às estratégias que iremos transmitir a você através deste texto. Confira!

Conteúdo de relevância e autoridade

Uma técnica que tem ganhado bastante força no cenário do marketing das empresas de mais variados portes é o investimento em reputação através de informações valiosas ao consumidor.

A ideia é simples: oferecer aos possíveis clientes e demais interessados conteúdo relevante e útil relacionado ao seu modelo de negócio. Com isso, a marca ajuda o consumidor a ter uma experiência mais favorável, criando para a companhia uma imagem de referência e autoridade no assunto, gerando credibilidade e vendas.

Estes conteúdos podem ser divulgados na forma de textos, vídeos, infográficos, manuais, tutoriais ou webinars. É apenas importante sempre fazer a otimização para motores de pesquisa e também considerar o funil de vendas em sua produção.

Conteúdo institucional

Por mais que ainda seja propriedade privada, a sua marca não pode ser obscura, oculta ao público. Mostrar às pessoas o papel social e o perfil profissional da empresa também é muito importante para criar uma boa reputação para o negócio.

Em seu site, tenha um espaço dedicado especialmente para a divulgação de notícias e conteúdos relacionados ao institucional da marca. Usando a correta divulgação de processos produtivos, rotinas profissionais e o dia a dia do negócio, a reputação de sua companhia deve ser melhorada.

Parcerias

A sua empresa pode adquirir uma melhor reputação ao estar integrada junto a outros players do mercado. Tente fazer parcerias com outras marcas que não representem conflito ético ou concorrência para gerar mais conteúdo de relevância ao público. A parceria, além da reputação, ajuda a ampliar a sua base de clientes, considerando os consumidores de seu parceiro.

Eventos e ações sociais

Uma empresa ganha muito mais carinho do público se participa ativamente de ações sociais. Não à toa, algumas das maiores empresas do mundo, como bancos e outras gigantes, possuem fundações sociais apenas para desenvolver este tipo de ação.

O que aparenta ser mera generosidade, na verdade é uma boa jogada de marketing para captar o carisma do público e melhorar a reputação da marca perante a sociedade. Além de levar benefícios a pessoas que precisam, estas ações são investimentos diretos sobre o branding de sua organização.

Relação com a imprensa

A imprensa pode ser uma ótima aliada na construção de uma reputação favorável para sua marca. Invista no contato com jornalistas de veículos de comunicação com credibilidade, tentando emplacar pautas sempre positivas em relação à empresa. Os agentes do mercado sempre leem notícias, e uma boa reputação sempre traz mais negócios.

Além dos fatores que mencionamos, a gestão de crises é fundamental. Pior do que não ter reputação alguma é possuir uma fama ruim. Por isso, gerencie processos e invista na reputação de sua marca!