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Dizem que uma marca não é o que ela fala dela mesma. Para saber a verdadeira essência de uma marca, você deve perguntar aos colaboradores. E é a mais pura verdade. Uma marca pode se autopromover da maneira que quiser da porta para fora da empresa, porém os colaboradores são os que sabem, sentem e vivem diariamente quais são os verdadeiros valores, crenças, pontos fortes e fracos de uma marca.


O grande desafio das empresas é se comunicar de forma adequada e eficiente com o colaborador para que, quando estiver no papel de porta-voz da marca, ele consiga transmitir a verdadeira cultura corporativa da empresa onde trabalha.


Se você nunca ouviu falar nada sobre endobranding, cultural branding e comunicação interna, o primeiro passo antes de definir qualquer ação é entender o que hoje os seus colaboradores pensam e falam da empresa. Para isso, nada melhor do que promover uma pesquisa de satisfação interna, onde todos os colaboradores são convidados a responder, de preferência de forma anônima. Quando os resultados desta pesquisa estiverem compilados, você entenderá os pontos em alerta vermelho que você deve trabalhar com ações de comunicação interna e endobranding.


A cultura corporativa e o branding de uma empresa não se constroem no momento de sua criação. Eles são construídos não só pelos sócios/diretores da empresa, mas como também pelos colaboradores que nela trabalham. Essa cultura pode ir sendo disseminada através da divulgação dos valores da empresa, por exemplo. Uma ação de comunicação interna onde são apresentados todos os valores em um evento e um pós-evento onde cada valor é trabalhado a cada semana, envolvendo e engajando os colaboradores, através de e-mails, mensagens no mural ou até ações com café da manhã com a equipe.


Os projetos de endobranding têm grande valor e relevância para que os colaboradores se sintam informados e importantes. Mostra a eles que o discurso falado da porta pra fora da empresa é realmente o mesmo que é dito da porta para dentro é o motivo que mais faz com que os colaboradores levem de forma positiva o nome da sua marca adiante.


As redes sociais chegaram para ?desmentir? a imagem de muitas empresas que antes comunicavam ideias onde passavam uma imagem distorcida para quem era de fora. Hoje, os colaboradores têm espaço e voz nas redes para opinar e desmentir ou comprovar o que as empresas e marcas publicam ou como elas se posicionam para o público externo.


Quanto melhor for a sua comunicação com seu público interno, mais engajados eles serão e, consequentemente você estará criando bons porta-vozes para a sua marca. Estamos vivendo grandes mudanças nas organizações, onde somente tarefas e salários não satisfazem.


Vá além, entenda o que seu público precisa para se engajar com marca e empresa onde eles trabalham. Quando a empresa forma bons porta-vozes, no futuro ela estará investindo menos com ações de comunicação externa e marketing, porque nada melhor do que depoimentos e indicações para que se tragam bons novos colaboradores e grandes negócios com futuros clientes.