O reconhecimento de uma marca é um dos pilares para que uma empresa se consolide no mercado. Atualmente para aprimorar a identidade de uma marca, é necessário desenvolver estratégias sólidas de marketing digital. Por esta razão, é essencial na elaboração das estratégias de marketing digital compreender primeiramente o que a sua marca oferece de diferente para o consumidor.

As estratégias de marketing digital de uma empresa contribuem não apenas no reconhecimento da marca, mas contribuem também para identificar quem são os consumidores e os caminhos efetuados por eles até o momento da compra. Estas estratégias também contribuem para avaliar os investimentos realizados, além de reduzir significativamente o custo de aquisições de novos clientes.

Mediante a estes vários benefícios, elencamos neste artigo 6 principais razões para começar a investir de forma eficiente em estratégias de marketing digital. Confira!

1. Como começar a usar o Marketing de Conteúdo?

Este tipo de estratégia é uma das tendências de 2018 para qualquer empresa que deseja estar em alta no mercado. Este tipo de estratégia é o que move as principais atividades do marketing com o objetivo de aproximar audiência.

O marketing de conteúdo realizado de maneira eficiente pode atrair um consumidor em potencial, o engajando em todas as etapas de compra. Por esta razão, essa estratégia permite que a audiência seja conduzida através dessas etapas até a hora da aquisição.

O marketing de conteúdo te oferece à oportunidade de atrair mais clientes de forma estratégica.

Se você quer ter a oportunidade de atrair novos clientes, o marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para realizar isto. Como aponta uma pesquisa feita em 2017 pela Content Trends, 71% das empresas brasileiras já aderiram a essa estratégia de aquisição de consumidores e 68,9% das que ainda não adotaram a prática pretendem investir em breve.

E para você ter certeza que o marketing de conteúdo é um bom investimento, saiba que produzir conteúdo relevante e engajado é uma das melhores maneiras de colocar a sua marca na primeira página de pesquisas do Google.

2. Conteúdo personalizado e centrado no cliente

Para criar um marketing de conteúdo eficaz, é necessário que este conteúdo seja elaborado conforme as necessidades do seu cliente em potencial.

Todo este conteúdo deve ser minuciosamente elaborado levando em consideração dois fatores: ser um conteúdo personalizado — alinhado com discurso estratégico da marca — e também centrado no seu público alvo. Pois uma mensagem que é direcionada ao cliente gera uma melhoria na relação entre a sua marca com o consumidor, além de atrair possíveis novos clientes devido ao desempenho da estratégia de marketing digital utilizada pela empresa.

3. O sucesso vindo através do dados

A sua empresa aposta na interpretação de dados? Se sim, então o seu negócio já no caminho certo para o sucesso. A análise de dados permite que você compreenda como o comportamento do seu cliente e, consequentemente, permite que a conversão e o engajamento com este consumidor seja melhorado.

Uma das principais apostas do mercado atualmente é obter e oferecer dados analíticos do momento, ou seja, em tempo real. Então se a sua empresa ainda não usa ferramentas de análise de dados este é o momento para começar.
O Google Analytics, uma ferramenta básica, pode ser integrado tanto no seu website quanto no e-mail marketing da empresa, permitindo que você possa captar dados geográficos, demográficos e estatísticos.

4. Otimização Cross – Device

Esta estratégia consiste em aperfeiçoar o blog ou o site da sua marca para os dispositivos móveis. Uma pesquisa encomendada pelo Google, retrata que o número de usuários de smartphones cresceu 3,5% vezes no Brasil, em um curto período de quatro anos.

O tráfego de dados vai se originar cada vez mais de dispositivos móveis. E garantir que os usuários tenham uma boa experiência, vai fazer com que suas campanhas sejam mais eficazes.

5. Anúncios também em vídeos

O consumo de conteúdos em vídeos tem crescido muito nos últimos anos. Segundo dados da Hug Spot, 51,9% dos profissionais que atuam na área de marketing acham que os vídeos são o tipo de conteúdo que traz melhor retorno de investimento.

Então se você criar e mantes vínculos eficazes com os seus clientes, desenvolver anúncios em vídeos ou simplesmente vídeos de conteúdos pode ajudar no sucesso da sua marca.

Os vídeos são uma forma de conteúdo abrangente, visualmente interativo e que facilitam para que os gestores transmitam a mensagem de sua marca. E como consequência, você faz com que os clientes em potencial propaguem estes conteúdos, por meio de compartilhamentos e curtidas, fazendo com que este conteúdo chegue a mais pessoas, aumentando assim a audiência de sua marca.

6. Marketing de influência

Este tipo de estratégia digital tem se tornado uma tendência no mercado e consiste em utilizar os influenciadores digitais para comercializar os seus produtos. Esses influenciadores possuem muitos seguidores e um grande engajamento de audiência.

Utilizar o marketing de influência possibilita não só que a sua marca seja conhecida, mas também que ela seja consumida. O influenciador ao fazer recomendações de sua marca, estimula seus seguidores a testarem seu produto.

Essas são apenas algumas das estratégias de marketing digital que a sua marca pode desenvolver para se destacar no mercado. As estratégias de branding juntamente com estes métodos irão ajudar você a ter uma estratégia digital precisa e bem-sucedida.