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Reclamações dos clientes podem ser muito prejudiciais a sua reputação. Um cliente que entra em contato para resolver algum problema, e por isso já não está muito satisfeito, e ainda passa por um sistema de atendimento ruim, tem uma experiência duplamente negativa. Isso é inaceitável.


Os chatbots são uma maneira interessante de resolver esse tipo de problema. Eles são softwares dentro de aplicativos de mensagem que conversam de maneira super simples com o usuário, facilitando o atendimento. Eles funcionam graças à inteligência artificial, que aprende a cada interação, ficando ainda melhor.


Vamos ver 5 exemplos de funcionamento dessa ferramenta em empresas que querem melhorar o relacionamento com o cliente.


1. Spring e Sephora


Esses bots são exemplos de como podem ser úteis nas vendas.


A loja de roupas americana Spring, é um exemplo de como esse tipo de ferramenta ajuda na interação do cliente, criando uma melhor experiência para ele. O bot, através do chat do Facebook, é praticamente um ?personal shopper? virtual que, baseado no que o usuário pede, pode oferecer sugestões do que pode interessá-lo.


A rede de cosméticos Sephora, também tem um bot que funciona de maneira muito semelhante, dando sugestões de produtos de acordo com o gosto do cliente.


2. Pizza Hut, Burguer King e Uber


Falando em ser útil no momento das vendas, essas marcas também aproveitam essa tecnologia.


A gigante Uber permite que uma corrida seja pedida diretamente pelo Messenger do Facebook, sem abrir o App. Este método também permite que um motorista seja solicitado em conversas com outras pessoas. Digamos que um amigo mande um endereço, o usuário pode clicar nele, para pedir uma corrida para o local.


Já as marcas alimentícias permitem que os pedidos sejam feitos diretamente pelo bot, com o histórico de pedidos conectado ao chat, fica ainda mais fácil repetir, ou mesmo receber ofertas pela conversa.


3. Hyatt


Os bots também são usados para o atendimento ao cliente, tirando dúvidas diretamente ligadas com o negócio ou não.


É o caso da marca de hotéis que faz esse serviço com um bot via facebook. Este, que é capaz de responder em minutos, ajuda os hóspedes com problemas ou dúvidas. Ele, por exemplo, responde perguntas relacionadas a reservas, mas também pode dar sugestões de atrações turísticas perto do local. Isso tudo funcionando 24 horas por dia.


4. HealthTap


A marca de saúde também tem um bot que ajuda na pesquisa por algum problema. Porém, como a situação aqui pode ser um pouco mais delicada, o aplicativo permite contato com médicos que estão prontos para responder qualquer dúvida que o bot por acaso não consiga.


5. Disney


Por maior que uma empresa seja, é sempre preciso investir no branding. A Disney usa os bots para ajudar nessa função. A ferramenta permite que o usuário converse com a Miss Piggy, dos Muppets, além de ser divertido, reforça a relação do cliente com a marca.


Esses são apenas alguns exemplos do sucesso dos chatbots e suas possíveis funções.


Preparado para investir em chatbots e melhorar o relacionamento com seu cliente? Quais estratégias pretende adotar? Deixe um comentário e compartilhe com a gente sua opinião!