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A identidade visual de uma empresa diz muito sobre o negócio. Ela transmite de maneira sutil os valores, missão, propósito, seu produto e também o seu posicionamento no mercado. Ou seja, sua identidade visual é a cara da sua marca. Ela é a linha de frente e provavelmente será a primeira impressão do público sobre a sua marca. Nesse sentido, o logotipo não deverá ser alterado a todo momento. Contudo, em algumas situações essa mudança é aconselhável ou mesmo necessária. Neste post vamos analisar quatro delas para você checar se a sua marca está precisando de uma cara nova. Confira!


Temporalidade


Quando você fica por muito tempo com uma marca, ótimos ganhos aparecem. Afinal, aquela imagem já está fixada na mente do seu público e suas cores e formas prontamente remetem ao seu negócio. Entretanto, com o passar dos anos as tecnologias vão avançando e os valores estéticos também sofrem mudanças. Isso faz com que a sua imagem e, consequentemente, a sua marca, fiquem com a sensação de estarem paradas no tempo. Essa não é uma situação desejável. Mesmo que sua marca tenha como um dos valores a ?tradição?, esse princípio deve ser transmitido com conceitos modernos. Nesse caso, sua marca só precisará de uma ?redesign?, sem ser necessária uma mudança drástica de simbologia.


Novos valores e missões


A marca nada mais é do que o reflexo das pessoas que estão por trás dela. Nesse sentido, valores, crenças e objetivos mudam, e a marca da empresa deve adaptar-se às mudanças. Assim, a identidade visual deve transmitir os principais valores da sua empresa para o seu público.


Novos mercados


Sua empresa cresceu, se expandiu, e está explorando novos caminhos com produtos ou serviços que antes não explorava. Se esse for o caso, sua marca pode estar representando apenas uma parte do todo que é a sua empresa.

Outra situação é a desistência de atuar em um mercado para explorar um novo. Ora, mercados inéditos envolvem uma abordagem diferente. Outras práticas são usadas, assim como há a valorização de elementos diferentes. Sua identidade visual deve acompanhar essa mudança.


Mudança de posicionamento


Sua empresa muitas vezes tem uma identidade visual atual, que transmite os seus valores, e o mercado é o mesmo, mas, ainda assim, você quer mudar a sua abordagem frente ao público. Essa motivação pode ter aparecido devido a um concorrente que surgiu, cresceu, ou às vezes foi você mesmo que expandiu. Seja lá o motivo, você quer ocupar um novo lugar no mercado e na cabeça dos consumidores. Esse é um caso clássico de uma mudança de logotipo e podem ocorrer mudanças drásticas nas formas e cores que compõem a sua marca. Tudo para transmitir ao seu público esse novo lugar que você quer ocupar.


O importante é avaliar se com essa mudança você terá mais a ganhar ou a perder. Claro que uma alteração de marca sempre envolve uma perda, pois implica uma reconstrução no imaginário das pessoas do que significa a sua empresa. Mas em algumas situações, como as listadas, essa mudança vem para ajudar, e você terá muito mais a ganhar!


Agora que você já sabe quais são os sinais de que é hora de mudar, lembre-se de revisar esses pontos de tempos em tempos para que seus clientes, colaboradores e todos os envolvidos tenham sempre a impressão mais fiel possível sobre o que de fato é a sua marca. E você, já passou por esse processo de mudança na sua empresa? Deixe seu comentário!