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set
11

Quem responde pelas redes sociais de sua marca?

Postado em por Luciano Montelatto in Blog

socialmedia

Para crescer no mercado e ganhar reconhecimento sua marca precisa ser vista. Para isso, é preciso valorizar e saber mostrá-la para os clientes em potencial. Diversas são as maneiras de divulgar; entre elas, uma que está repercutindo de maneira positiva é a divulgação por meio das redes sociais.

Dificilmente alguém não possui um perfil no Facebook, Twitter, Instagram ou outro. Através destas plataformas é possível receber críticas, elogios e o feedback de seus clientes de maneira espontânea. Realizar uma estratégia de branding adequada é a melhor forma de colocar sua marca em evidência.

Antes de qualquer coisa, não basta apenas criar um perfil para sua marca. É preciso torná-lo ativo e participativo nas redes escolhidas. Para isso, não se pode escolher qualquer pessoa que para fazer este trabalho. O social media é o profissional certo para esta função, estando habilitado e capacitado para produzir e compartilhar conteúdos relevantes. Planejar o conteúdo publicado é imprescindível, pois atrairá as pessoas para curtirem sua página; caso isso não aconteça, os usuários não se interessarão pelo perfil e muito menos pela marca, desistindo de seguir.

Atuar na internet, especialmente neste tipo de plataforma, requer linguagem própria e ações que aproximem os clientes da marca. Portanto, o social media precisa conhecer muito bem a empresa para a qual trabalha, ter personalidade e ser engajado, pois deverá assumir o tom de voz da marca, respondendo como se fosse ela.

O relacionamento com os clientes e seguidores da página da sua marca é importante, sendo que as pessoas associarão o bom atendimento ao perfil da empresa. Nunca deixe uma pessoa sem resposta. Quando ela publica algo na página, faz um comentário na publicação ou manda uma mensagem no campo privado, ela quer e merece receber uma resposta. Esta é uma forma de tornar a marca mais “humana” e verdadeira, aproximando-a dos usuários.

Um recurso bastante usado atualmente pelas empresas é o chamado chatbot. Este software, conhecido também como agente virtual, gerencia e atua na troca de mensagens, e pode ser instalado em vários aplicativos, como as redes sociais. Os chatbots são classificados de acordo com a sua função e podem ser para atendimento de clientes (automatizando o atendimento) ou para a captação de novos leads (explicando sobre a marca e os produtos/serviços que ela desenvolve, por exemplo).

É essencial realizar também o monitoramento de palavras-chave (para que suas publicações fiquem em evidência); de usuários; de blogs que possam ser úteis, entre outros. Através do monitoramento é possível conhecer o público e saber o que ele deseja – tanto o que quer ler quanto o que espera da sua marca.

Analisar o feedback dos usuários também é fundamental para aprender o que melhorar e/ou o que foi um sucesso em sua estratégia de branding. O retorno dos clientes nas redes sociais é quase que imediato devido à rapidez com que as coisas fluem e como todos interagem neste universo. Por isso, suas ações de marketing também precisam acompanhar este fluxo, aprender com ele e, principalmente, gerar os devidos benefícios para a sua marca.

E você? Já possui uma estratégia para sua marca nas redes sociais?


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Tags: agencia branding / boxx / branding / conteúdo / estratégia de marca / marca / redes sociais / social midia
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