builderall

Um reflexão sobre o papel das empresas e sua responsabilidade social


O problema da falta de água em São Paulo, nos leva a pensar muito sobre nossa responsabilidade social. A ideia deste artigo não é entrar em detalhes na política, na condução da gestão ou no problema pré-anunciado. Essa é uma opinião de como podemos ver soluções.


O fato é que o problema chegou. O que poderemos aprender e o que faremos com ele é o que está em questão. Na história da humanidade vemos sempre grandes ideias partirem das necessidades, após inúmeros conflitos, guerras, pestes ou desastres naturais.


A criatividade é gerada na necessidade. Nas grandes crises é vital que consigamos olhar para um futuro melhor e enxergar as oportunidades. Elas existem sim, precisamos estar atentos para notá-las, compreendê-las e gerar insights inesperados. Podemos nos apropriar do tema pensar fora da caixinha neste caso aqui em São Paulo. As empresas não podem esperar acontecerem os desastres para se mexer. É necessário que façam algo o tempo todo. E essa criatividade pode também estar voltada à nossa cidade. Em como podemos viver em um lugar melhor. Podemos voltar a nossa atenção a pequenos assuntos do nosso cotidiano e com ideias simples facilitar a vida de muitos.


A responsabilidade social começa com cidadania. Inicia com um bom dia entusiasmado para o porteiro de sua casa, um obrigado para a atendente da padaria que trouxe o seu pão na chapa, dar a passagem à aquele cavalheiro que estava ao celular e que deu uma fechada brusca na frente do seu carro e assim caminhamos os nossos dias até deitarmos em nossas camas com mais alguns cabelos brancos pela quantidade de gentilezas geradas.


Esse compromisso parte do individual e se cada um fizer a sua parte, se agirmos realmente como uma sociedade, será que chegaríamos à resultados diferentes dos atuais? Algumas empresas já são hoje condutoras de grandes ações sociais. Não somente as grandes corporações podem exercer o seu papel, os pequenos estabelecimentos podem adotar a sua parcela na sociedade, cuidando dos sacos de lixos, separando o material para reciclagem, visitando projetos sociais, cuidando da praça em frente.


Enfim, oferecendo essa ajuda estamos ajudando a nós mesmos. Resolvendo os problemas da nossa cidade, estamos resolvendo os nossos problemas. Qual a parcela da sua empresa no nosso futuro? Qual legado sua marca deixará para o mundo? É importante voltar ao conceito inicial, a proposta de sua empresa e rever se neste ponto você está caminhando para o lado certo pois com certeza em um futuro bem próximo o seu cliente irá cobrar a sua parte da responsabilidade.


Os consumidores já estão bem atentos a isso e começam a distinguir quem está fazendo bem o seu papel. Faça a sua parte também e colabore para o futuro de todos.