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nov
12

O verdadeiro combustível da inovação

Postado em por Luciano Montelatto in Blog

inovacao

O mundo é da inovação. Todas as empresas andam buscando inovação nos seus produtos, serviços, processos. Ela pode ser aplicada em todos os ramos de negócios quando definida como “fazer algo diferente para alcançar um resultado melhor ou igual utilizando menos recursos.” Ou seja, inovar não é criar um produto totalmente novo, inovar é “sair fora caixa” e enxergar novas possibilidades para fazer melhor ou igual algo que já está sendo feito, porém com o objetivo de gastar menos, seja menos tempo, menos recurso humano, menos dinheiro.

 

Mas, como eu faço para que a minha empresa seja inovadora? A inovação resolve um problema normalmente. E para resolver um problema, primeiro precisamos entender com propriedade sobre o problema e conhecer todas as variáveis. Os gaps (lacunas ou brechas) de qualidade ajudam a identificar problemas e necessidades que o seu cliente tem e eles podem ser a maior fonte de entendimento dos problemas a serem resolvidos. Vamos entender um pouco melhor sobre os gaps.

 

Os GAPS de qualidade nada mais são do que entender na ótica do público a avaliação de qualidade de um produto ou serviço oferecido por uma marca. Eles são divididos em cinco gaps e todos eles analisam divergências. São os gaps:

 

1. Divergência entre a expectativa do cliente e o que a empresa prestadora do serviço entende como sendo a expectativa do cliente.

2. Divergência entre as especificações elaboradas e o serviço gerado.

3. Divergência entre o entendimento da empresa e as especificações que elabora para atender o cliente.

4. Divergência entre o serviço esperado e o serviço fornecido.

5. Divergência entre o serviço gerado e a comunicação externa ao cliente.

 

Para entender quais os gaps o seu negócio possui divergência, você pode fazer pesquisas com o seu cliente e coletar além de feedback, as necessidades que esses clientes possuem e o que o mercado espera do produto ou serviço que você oferece.

 

Parte dessas pesquisas pode ser feita através do mapa da empatia, que é uma ferramenta que lhe ajuda a ouvir seus consumidores e para entender as necessidades que eles possuem e os problemas que enfrentam. Dessa forma, fica mais claro como a sua empresa pode ou não entregar valor a eles e desenvolver novos produtos e serviços.

 

FERRAMENTA INOVADORA DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

 

Quando você souber qual ou quais gaps precisa trabalhar, sugerimos que utilize uma ferramenta de solução de problema chamada Design Thinking. Trata-se de etapas de pensamentos de forma crítica e criativa sobre solução de algum problema.

O mais bacana dessa ferramenta é que você pode convidar o seu cliente a participar das sessões que são divididas em imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento. Além disso, o Design Thinking é totalmente voltado à experiência e à perspectiva do cliente. E o melhor, a solução é encontrada e prototipada com poucos recursos financeiros.

 

E o seu negócio está inovando como? Lembrando que não é preciso ter perfil criativo para inovar e que muitas cabeças pensam melhor que uma, por isso, se você quer encontrar soluções inovadoras, chame seu time para pensar junto ao invés de se isolar para achar a solução.


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Tags: construção de marca / design thinking / gap / gaps / inovação / marca / pesquisa
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