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Imagine um dia acordar e não enxergar nenhuma cor. Seria um mundo sem graça, certo? As cores fazem parte do dia a dia e influenciam muito nossas decisões. Por isso, hoje você vai aprender um pouco mais sobre a simbologia das cores e o que elas têm a ver com a sua marca.


Muitas pessoas são levadas a crer que as cores têm apenas o papel de deixar um logotipo mais bonito e acabam escolhendo as cores que mais lhe agradam na hora de desenvolvê-lo. Na verdade, as cores desempenham um papel muito mais importante que esse e são uma das grandes aliadas de marcas fortes e de sucesso.

 

Quer saber o que a simbologia das cores tem a dizer sobre sua marca? Então confira a seguir:


A simbologia das cores


As cores exercem uma grande influência sobre todas as pessoas. Algumas acalmam, outras despertam apetite e alegria, e há aquelas que aguçam a criatividade. É por isso que, antes de desenvolver sua marca, é necessário fazer um minucioso estudo para escolher que cores aplicar, pois cada uma pode trabalhar a seu favor e levar várias mensagens para o seu público, sejam elas subliminares ou não.


Segundo a Secretariat of the Seoul International Color Expo 2004, cerca de 92,6% dos consumidores avaliam fatores visuais na hora de comprar um produto. Quando o assunto é cor, 84,7% afirma que esse é o fator que mais pesa na decisão.


E qual a conexão da simbologia das cores com uma marca?


As cores passam mensagens e significados instantâneos, sem precisar dizer uma palavra. É por isso que elas são tão importantes na construção de uma marca. Elas são o componente visual mais lembrado, seguido das formas, números e, finalmente, das palavras.


Veja o que cores podem dizer sobre sua marca e estratégia de comunicação:


Vermelho: cor quente e dinâmica, ativa e emocionante. Estimula a energia e incentiva ações, confiança e a vontade de comer. Algumas marcas de sucessso que usam essa cor: Coca-Cola, RedBull, Bradesco e Bob?s;


Amarelo: brilhante e energizante, a cor é feliz, acolhedora e estimulante. Além disso, o amarelo torna as pessoas mais falantes, estimula o otimismo, a esperança e o intelecto. Quando combinado com vermelho e laranja, pode estimular a fome, por isso é tão usado por redes de fast food. Algumas marcas de sucesso que usam o amarelo: McDonalds, Shell, Oi e Nikon;


Azul: transmite calma e segurança, além de aumentar a criatividade e estimular a contemplação e espiritualidade. É a cor mais usada em logotipos, principalmente pelas companhias de automóveis e de tecnologia. Alguns exemplos são Itaú, Dell, Facebook, Ford e Visa;


Laranja: reflete calor e entusiasmo. Sua associação afetiva tem relação com a força, euforia e senso de humor. O laranja é mais uma cor que estimula a fome e a necessidade de aquisição, mas de uma maneira mais branda que o vermelho. É também muito usada por empresas que vendem serviços. Alguns exemplos são Fanta, Nextel, Amazon e Gol;


Verde: representa estabilidade, tranquilidade, vitalidade e natureza. Tem um efeito calmante, alivia a tensão e o estresse. Ideal para marcas relacionadas à natureza e à saúde. Exemplo são Starbucks, Greenpeace, Heineken, Subway e Spotify;


Roxo: representa a nobreza, o sucesso, a sabedoria e estimula a criatividade. O roxo traz características do azul e vermelho, mas com mais realeza ou luxúria. É muito usado por marcas de produtos mais sofisticados e também de cosméticos. Como exemplo vemos a Eudora, Benq, Yahoo FedEx e Vivo.


Ao conhecer um pouco mais sobre a simbologia das cores, entendemos que uma empresa pode se utilizar delas para melhorar a interação com seu público por meio de todos os pontos de contato da marca como também no material usado em qualquer comunicação, inclusive na internet, e não apenas do logotipo.


Antes de colocar essas dicas em prática, que tal conhecer também 7 livros sobre Branding para você aprender tudo o que precisa? E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, para ter acessos a outros conteúdos como este.