Insights Boxx

Novidades sobre o mercado, tendências e consumidores

ago
04

O Futuro das Profissões na Era Digital

Postado em por Luciano Montelatto in Blog

era_digital
A era digital trouxe consigo inúmeras mudanças e revoluções, interferindo diretamente no nosso cotidiano e nos nossos hábitos de consumo. O mercado de trabalho também recebeu um forte impacto provocado pelos avanços tecnológicos.
O futuro das profissões está se moldando a cada momento e a cada nova tecnologia, por isso é muito importante tentar entender o que as mudanças em ritmo acelerado na nossa sociedade significam e como elas podem afetar as nossas vidas. O que para os mais jovens é natural, para muita gente ainda é uma incógnita. A verdade é que o mundo mudou muito e rápido demais.

NOVA REALIDADE

Quando paramos para pensar percebemos que o mundo em que vivemos hoje é completamente diferente da realidade que vivemos 20 anos atrás. Hoje tudo passa pela internet e pelos novos dispositivos, como os smartphones, conectando pessoas e negócios do mundo todo 24 horas por dia.
A era digital veio acompanhada de inúmeras inovações, que tornaram obsoletas práticas antigas. As profissões, por exemplo, tiveram uma mudança significativa, cada vez mais a tecnologia trabalha para simplificar e até substituir algumas funções até então desempenhadas apenas por humanos.

Isso não significa que viveremos uma onde avassaladora de desemprego. Da mesma forma que algumas ocupações perdem espaço, outras se fazem necessárias para lidarmos com as mudanças frequentes da era digital. O futuro das profissões com certeza vai favorecer profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) e funções ligadas às redes sociais e internet, como branding, marketing e SEO.

Fatores como criatividade e relações humanas também não podem ser substituídos por máquinas, por isso, profissões tradicionais como médico, psicólogo, professor e ligados às artes (coreógrafo, artesão) não estão ameaçadas de extinção. Entretanto, nada deve passar pela era digital sem ser afetado: esses profissionais vão ter que se renovar e adaptar para trabalhar com as novas ferramentas tecnológicas e atender as novas demandas e exigências da sociedade.

ADAPTAÇÃO

Por isso mesmo é fundamental desenvolver algumas habilidades para conseguir lidar com as constantes mudanças do mundo moderno. Independente da área de atuação é preciso ser bastante flexível para se adaptar às transformações, se renovando sempre. É preciso ainda estar disposto a fazer várias coisas, ser o profissional que faz apenas uma função não basta mais, hoje tudo está interligado e é imediato.
Assim, precisaremos ser profissionais dinâmicos e dispostos a aprender sempre. Os adeptos do futurismo talvez estivessem certos ao focar no rápido desenvolvimento tecnológico. Ainda que o passado possa nos oferecer valiosas lições, precisamos estar atentos aos sinais do presente para tentarmos desvendar o que nos espera adiante.

As transformações da era digital certamente causam mudanças bruscas e quebram paradigmas, o que deixa muita gente com um pé atrás. Porém, é preciso encarar as transformações de frente e vê-las, se não como uma oportunidade de evolução constante, ao menos como um caminho irreversível do qual não podemos nos desvencilhar – e por isso mesmo, precisamos dar a devida atenção.

Com a velocidade alucinante das mudanças tecnológicas, quem ganha são aqueles capazes e dispostos a se adaptarem!


Curta & Compartilhe:
Tags: branding / conectividade / era digital / futurologia / profissões do futuro
logo_boxx

INSIGHTS BOXX

 

Assine nossa newsletter Insights Boxx e receba novidades por e-mail.

Obrigado por assinar nossa newsletter! Para começar receber nossas atualizações enviamos um email de confirmação, verifique em sua caixa de spam.