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jun
23

O básico sobre Branding: como definir sua marca na mente do consumidor?

Postado em por Luciano Montelatto in Blog


Uma marca precisa de uma identidade. Independentemente de qual caminho for escolhido, ela deve ser consistente. O Branding é um dos processos mais importantes de qualquer tipo de negócio, pois pode ser um diferencial e oferecer uma vantagem competitiva, chamando a atenção de um público em potencial. No entanto, trabalhar bem o Branding é algo que requer tempo e dedicação — para que ele esteja completamente alinhado a estratégia de negócios da empresa.

A importância do Branding

Para desenvolver uma estratégia de marca bem-sucedida, é preciso determinar o que essa marca será e de que maneira vai se posicionar no mercado. É necessário que seja especificado qual o público a marca quer atingir, de que forma ela se comunicará com ele e quais canais farão parte do seu planejamento de marketing.

Independentemente do caminho escolhido, a estratégia deve ser consistente. Modificar constantemente o seu posicionamento não é bom, pois passa insegurança para a sua audiência e torna-se difícil cativá-la. Portanto, fica clara a importância do alinhamento da estratégia de comunicação com a estratégia de negócios da empresa.

As etapas de criação

Para criar uma boa estratégia de comunicação eficiente para uma marca é preciso, primeiro, definir alguns pontos importantes que a caracterizem. É necessário considerar qual sua missão, seus benefícios, propósito, legado, diferenciais em relação a concorrentes e quais qualidades são mais estratégicas, para serem associadas à marca.

Durante essa etapa, é preciso desenvolver também todo arsenal visual e verbal da marca. Embora isso possa parecer apenas uma busca por uma aparência melhor, esse momento de criação precisa estar em sintonia com todo o projeto de Branding. Também é importante definir os canais de atuação dele e de que forma essa comunicação será feita. Definir o “tom de voz” da marca é essencial.

O ponto mais importante, que determina o sucesso ou fracasso de uma estratégia de marca, é a percepção do público. Ela deve ser associada com os objetivos da empresa e, caso não exista uma harmonia entre esses dois pontos, os resultados não serão satisfatórios. Uma marca deve ser verdadeira e entregar o que realmente promete.

Mantendo a consistência

Todo projeto de Branding deve ser consistente. É necessário que se evite fazer modificações radicais, pois, para cativar o público e ter sucesso, é preciso transmitir segurança. Mudar constantemente os seus valores e a forma de se comunicar com seu público não é uma boa estratégia. A estratégia de uma marca deve ser constantemente trabalhada por meio de comunicações eficientes.

Ainda possui dúvidas sobre o processo de criação de um projeto de Branding? Deixe suas perguntas e opiniões escrevendo para nós!

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Tags: boxx / brand / branding / Consumidor / estratégia de marca / estratégia de negócios / tom de voz
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