Insights Boxx

Novidades sobre o mercado, tendências e consumidores

out
27

Não basta apenas prometer, tem que entregar

Postado em por Luciano Montelatto in Blog

servico
O que você promete é de fato o que você entrega? Se a sua resposta for não, cuidado, você pode estar fadado ao insucesso e ao fracasso da sua marca e empresa. Todos nós como consumidores estamos nos tornando cada vez mais exigentes perante as marcas. E, para nos ajudar a falarmos para todos os nossos amigos ao mesmo tempo, seja mal ou bem de uma marca, chegaram para ficar as redes sociais que nos dão espaço e ouvidos, além de abrir um canal de diálogo com outros que pensam igual ou diferente de nós em relação à marca.

O segredo não está em o que fazer, mas sim em como fazer. O que fazer todos nós sabemos: precisamos ter clientes satisfeitos com o nosso produto e serviço e sermos muito bons em atendimento e relacionamento com ele. Ponto final. Simples assim. Mas, o “X” dessa questão está em como fazer isso. E não adianta procurar, pois não há receita com o passo-a-passo de como fazer, isso dependerá do seu tipo de negócio e tipo de cliente.

Você se posiciona como uma marca premium no seu ramo, onde valoriza a qualidade do seu produto, porém uma pesquisa revela que 89% dos seus produtos apresentam defeito no primeiro ano de vida. Você acha mesmo que o seu cliente continuará comprando de você? Não! Ele irá para as redes relatar a experiência que teve com o seu produto. Ele contará a verdade. E quando colocamos o depoimento e opinião de cliente contra o posicionamento da empresa perante o mercado, qual lado você acha que ganha? O cliente é claro! Não há branding que consiga recuperar uma reputação manchada por clientes.

Outra regra básica para que você consiga entregar aquilo que promete é: não prometa o que você não poderá cumprir! O cliente quando percebe que a marca mentiu, não há pedido de desculpas que repare a reputação e os danos que esse cliente pode causar. Promessas reais, por menores que sejam, são muito melhores do que mentiras. Promessas reais ganham o coração do seu cliente.

São as entregas reais que vão aos poucos conquistando a confiança do seu público e os fidelizando. E são clientes fiéis os principais responsáveis pelo crescimento de qualquer negócio bem sucedido. Mas, cuidado a linha entre o amor e o ódio por uma marca é muito tênue e um deslize da sua marca pode acabar com a reputação perante aquele cliente. Segundo Philip Kotler, um cliente insatisfeito conta para até 11 pessoas sobre a sua marca e a experiência que teve.

Agora, se a sua marca já entrega o que promete e possui clientes satisfeitos, que tal passar para o próximo passo e ao invés de satisfazer os seus clientes, você encantá-los? Clientes encantados valem ouro para qualquer empresa. Clientes encantados normalmente pagam mais caro pelo seu produto ou serviço e dificilmente aceitam experimentar o que o seu concorrente oferece.

Pare e pense, qual é a marca que te encanta como cliente? Por que ela te encanta? E como você trazer esse encantamento para a sua marca, com os seus clientes? Normalmente o encantamento acontece quando a marca entrega junto com a promessa, um algo a mais, um detalhe que ela não precisaria fazer para o cliente, algo inesperado.

Não basta prometer, tem que entregar. Não basta entregar, tem que encantar.


Curta & Compartilhe:
Tags: agência / atendimento / branding / cliente / entrega / promessa / satisfação
logo_boxx

INSIGHTS BOXX

 

Assine nossa newsletter Insights Boxx e receba novidades por e-mail.

Obrigado por assinar nossa newsletter! Para começar receber nossas atualizações enviamos um email de confirmação, verifique em sua caixa de spam.