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Novidades sobre o mercado, tendências e consumidores

nov
12

O verdadeiro combustível da inovação

inovacao

O mundo é da inovação. Todas as empresas andam buscando inovação nos seus produtos, serviços, processos. Ela pode ser aplicada em todos os ramos de negócios quando definida como “fazer algo diferente para alcançar um resultado melhor ou igual utilizando menos recursos.” Ou seja, inovar não é criar um produto totalmente novo, inovar é “sair fora caixa” e enxergar novas possibilidades para fazer melhor ou igual algo que já está sendo feito, porém com o objetivo de gastar menos, seja menos tempo, menos recurso humano, menos dinheiro.

 

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nov
06

Colaborador: o primeiro porta-voz de sua marca

branding

Dizem que uma marca não é o que ela fala dela mesma. Para saber a verdadeira essência de uma marca, você deve perguntar aos colaboradores. E é a mais pura verdade. Uma marca pode se autopromover da maneira que quiser da porta para fora da empresa, porém os colaboradores são os que sabem, sentem e vivem diariamente quais são os verdadeiros valores, crenças, pontos fortes e fracos de uma marca.

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out
27

Não basta apenas prometer, tem que entregar

servico
O que você promete é de fato o que você entrega? Se a sua resposta for não, cuidado, você pode estar fadado ao insucesso e ao fracasso da sua marca e empresa. Todos nós como consumidores estamos nos tornando cada vez mais exigentes perante as marcas. E, para nos ajudar a falarmos para todos os nossos amigos ao mesmo tempo, seja mal ou bem de uma marca, chegaram para ficar as redes sociais que nos dão espaço e ouvidos, além de abrir um canal de diálogo com outros que pensam igual ou diferente de nós em relação à marca.

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set
27

Quando uma marca deve abraçar causas sociais?

 

drag

O mundo mudou muito nos últimos tempos, as diferenças que sempre foram um grande tabu, hoje são cada vez mais aceitas e respeitadas.

Foi pensando nisso, que muitas marcas ao redor do mundo decidiram abraçar causas sociais. Afinal, na maioria das vezes seu público é composto de uma grande diversidade: homens, mulheres, brancos, negros, heterossexuais, homossexuais, pessoas com alguma deficiência física ou mental e por aí vai.

Porém, houve casos onde esse ato de abraçar causas sociais não surtiu o efeito que a marca esperava e acabou causando uma grande polêmica, refletindo numa imagem negativa para empresa. Foi por isso, que preparei esse post para refletirmos sobre quando uma marca deve abraçar causas sociais.

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set
17

Arquétipos: A psicologia como aliada na construção de marcas

arquetipo

O conceito de arquétipo surgiu com Carl Jung, em 1919. De acordo com Jung, os arquétipos são imagens primordiais que se originam a partir da repetição progressiva da mesma experiência ao longo de várias gerações.

Eles servem para externar aquilo que há em nosso inconsciente. Eles podem ser encontrados em filmes, lendas, livros e até mesmo na branding. Ao consumir algum produto ou serviço, sofremos influência de arquétipos, pois eles nos dão a sensação de pertencer a algum grupo e até mesmo de realização pessoal.

Para entender melhor, veja quais são os 12 principais arquétipos de Jung e quais deles regem alguma marca que, talvez, você até consuma!

 

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