Insights Boxx

Novidades sobre o mercado, tendências e consumidores

ago
10

Descubra o que os logotipos das grandes marcas têm em comum

Postado em por Luciano Montelatto in Blog
O que os logos das grandes marcas têm em comum?

O que os logotipos das grandes marcas têm em comum?

Você já se perguntou o que dá destaque a um bom logotipo? O que deve ser incorporado a esse símbolo para que ele seja eficiente na sua função de representar uma empresa? O desenho de um logotipo deve expressar a essência, os valores e propósitos de uma marca, antes de mais nada.
Por esse motivo, estudar os logotipos das marcas de sucesso é muito importante. A plataforma de aprendizado online Udemy fez uma pesquisa sobre o tema, analisando os 50 logotipos de marcas que estão entre as mais admiradas do mundo, segundo a revista de negócios americana Fortune, destacando seus principais atributos.
No post de hoje falaremos sobre esses atributos e sobre o que os logotipos das grandes marcas têm em comum. Confira a seguir:

Cores

De acordo com a pesquisa da Udemy, as cores mais encontradas foram vermelho e azul — predominantes nos logotipos de 43 das 50 grandes marcas analisadas. O motivo dessa preferência tão grande, provavelmente, é o impacto emocional causado por essas cores. A cor vermelha remete a paixão e agressividade.
No caso da cor azul, as sensações despertadas são conforto, tranquilidade e confiança. Outro ponto interessante na análise das cores foi que a maioria dos logotipos estudados possui somente uma ou duas cores, sendo mais raros os casos com três cores e ainda menos comuns aqueles que usam quatro ou mais cores.

Formas

Segundo a Udemy a pesquisa também revelou que, entre os logotipos das grandes marcas, existe um padrão predominante na forma. A maioria dos logos analisados usa o retângulo, enquanto alguns são quadradas ou circulares. E quase nenhum entre os 50 deixa de utilizar formas definidas.

Outra tendência importante quanto a esse aspecto é que quase todos os logotiposs estudados possuem formas completamente planas, enquanto poucas usam relevo.

Tipografia

Quanto aos estilos das fontes, o resultado encontrado nessa pesquisa foi menos uniforme. Entre os logotipos das grandes marcas analisados, os estilos das fontes foram diversos, embora alguns aspectos mais e menos populares tenham sido identificados. Descobriu-se, por exemplo, que fontes cursivas e logotipos que misturam estilos de fontes diferentes são pouco frequentes. Por outro lado, fontes sem serifa e em caixa alta foram as que mais apareceram.
Além dos atributos aqui mencionados, é importante também que um logotipo seja simples, fácil de ser lembrado, e, é claro, adequado à finalidade e posicionamento da marca. Uma loja de brinquedos, por exemplo, deverá ter um logo mais colorido e divertido do que o de uma empresa de consultoria financeira, que precisará passar mais seriedade. E tudo isso terá influência sobre os atributos básicos do logotipo, como cor, forma e tipografia da marca.
E você, conhece outros pontos em comum entre os logotipos das grandes marcas? Gostou deste post? Então que tal ler também o nosso artigo sobre as diferenças entre produto e marca? Aproveite para deixar um comentário com suas dúvidas e opiniões!


Curta & Compartilhe:
Tags: boxx / brand / branding / cores / formas / fortune / logotipo / marcas / pesquisa / sucesso / tipografia
agencia branding

INSIGHTS BOXX

 

Assine nossa newsletter Insights Boxx e receba novidades por e-mail.

Obrigado por assinar nossa newsletter! Para começar receber nossas atualizações enviamos um email de confirmação, verifique em sua caixa de spam.