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jul
14

5 dicas para entender como criar uma marca poderosa e mantê-la

Postado em por Luciano Montelatto in Blog

5 dicas para entender como criar uma marca poderosa e mantê-la
Quando pensamos em como criar uma marca poderosa, para uma empresa ou produto, sempre nos voltamos para a imagem e para o significado que ela apresentará ao mercado, o que é natural e necessário. Contudo, muito mais do que os aspectos visuais, que naturalmente devem ser associados ao que representam, também é preciso fazer parte do processo de construção da marca uma série de recursos que provocam no consumidor a percepção de todos os valores e possibilidades de soluções com relação aos seus produtos.

Assim, além do logotipo, que nada mais é do que uma expressão visual da marca, pode ser importante associar jingles, slogans, mascotes e outros expedientes que favoreçam a fixação da marca no imaginário do consumidor, fazendo isso de maneira estratégica, de acordo com uma série de diretrizes que são muito úteis quando seguidas.

No post de hoje, entenda como criar uma marca poderosa e mantê-la! Vamos lá?

Tenha orgulho do produto e entregue o que promete

Em nosso dia a dia estamos bastante acostumados com algumas marcas que se tornaram tão poderosas, que viraram sinônimos do que representam. Se você vai ao supermercado comprar amido de milho, por exemplo, em qual produto pensa de forma imediata? Marcas assim se tornaram tão tradicionais e facilmente identificáveis porque as empresas que estão por trás delas entregam o que prometem e têm orgulho da própria marca.

Esses valores diferenciam o produto no mercado, permitindo até que ele não precise competir em preço com os similares oferecidos pela concorrência. Há casos de marcas que se tornaram tão fortes, que passaram a ser mais valiosas até do que os próprios produtos que representam.

Conheça o seu público

As pessoas não costumam gostar quando são tratadas como meros dados em um universo de pesquisa. Quanto mais você conhece o seu público-alvo, passando a sensação de um tratamento individualizado, melhor será a sua capacidade de se comunicar com ele. O consumidor entenderá que a sua empresa está atenta ao que ele pensa e deseja.

Pegue o consumidor pelos sentidos

A palavra “marca” surgiu naturalmente, quando, em tempos passados, os fabricantes marcavam as embalagens dos produtos com um ferro quente, como fazem os criadores de gado. Mas os tempos mudaram e, hoje, não basta que o seu produto seja identificado por um grafismo. Mais do que isso, é importante que a marca seja transferida para o consumidor, alcançando o máximo dos sentidos que ele possui.

Assim, associar um produto a determinadas músicas ou, quando possível, a cheiros, ao paladar, à textura e ao aspecto visual que ele apresenta pode ser importante para a criação de uma marca poderosa.

Inove e encante o cliente

Encontrar produtos que satisfazem verdadeiramente o consumidor nem sempre é uma tarefa fácil. Portanto, apresentar algo inovador, que vá além das expectativas básicas do cliente, é um ótimo caminho a ser seguido. Encante as pessoas com o que você oferece e logo a sua marca será reconhecida!

Conquiste e mantenha a confiança do consumidor

Em uma relação de consumo, como em qualquer outra, a confiança tem grande importância. E é preciso que ela seja mantida. Portanto, quando pensamos em como criar uma marca forte, devemos pensar também nas necessidades do cliente — e em maneiras de atendê-las, sempre que ele precisar.

Quer saber mais sobre como criar uma boa marca? Então entre em contato com a Agência Boxx!

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Tags: branding / confiança / construção de marca / Consumidor / emoção / marcas fortes / marcas poderosas / relacionamento / relações / sensações
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